16/02/2021

1. Araújo Ramos na História

A ideia é simples, e todo mundo faz por aí... Trata-se de apenas buscar origens, definir parentescos, relembrar e contar histórias, as possíveis, das pessoas. No caso, da família Araújo Ramos, centrada no casal Nylza e Oscar. E também, sempre no possível, nas pessoas de famílias ascendentes: Machado, Muniz, Clavery, outros. 

Um reencontro, com a devida simpatia, consideração e respeito, em registros necessariamente positivos (pelo que somos e fizemos) da nossa história na História.     

Oscar e Nylza, bodas de ouro - Areal, RJ - 1985. 
Foto: Guina Araújo Ramos

Infelizmente muitas fontes de informação foram perdidas, nossos irmãos, pais, tios, avós. Perdemos muitos de nós, é pena... Certamente haverá lapsos e erros, enganos e falhas. Ainda assim, muito vale o que há a registrar, a relembrar, a mostrar, a passar aos mais novos etc e tal. 

A iniciativa de criar um blog sobre a família Araújo Ramos veio dos avanços da pesquisa sobre ascendentes, que venho publicando em blog de acesso restrito a familiares. Como o assunto mostrou merecer espaço público, ter ao menos uma parte do registro da história da família conhecida por todos se tornou o mote para a publicação desta versão.  
 
O casal "Seu Oscar" [Pereira Ramos] (19/10/1907 - 24/03/1988) e "D. Nylza" [Araújo Ramos] (01/01/1919 - 15/12/2017) é o ponto de referência e para onde convergem as postagens, embora eles não estejam no início da história, que famílias vêm de longe... Indo com a família adiante, registre-se que o casal teve seis filhos: Lione (1935-1972), Osnyl (1939-1999), Raul (1943), Fernando (1945), Aguinaldo [Guina] (1950) e Vanda Maria (1952-2017). E, na sequência, até para além do quanto viveram, os descendentes já são, na contagem do momento, dez netos, 16 bisnetos e dois tataranetos (com mais um a caminho). Aqui, neste espaço, por ser voltado para lembranças e pesquisas, e também em respeito à intimidade de cada um dos parentes, apenas o passado será o foco.
 
E, como sempre gostaram de viajar, eis que os dois já estão prontos a nos orientar no reencontro desses caminhos...
---
Para ler na ordem de publicação, siga os links!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Agradeço a colaboração do seu comentário!